O peso influencia no humor

Como o excesso de peso altera o humor

Como o excesso de peso interfere no estado de humor de uma pessoa?

Quando uma pessoa está acima do seu peso, as consequências não são somente físicas, mas também psicológicas, apresentando alterações de humor, depressão, ansiedade, alterações no ritmo biológico e do sono, transtornos alimentares, baixa autoestima e baixa qualidade de vida.

Transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade podem levar ao aumento de consumos calóricos e à diminuição da atividade física de várias maneiras:

Pela alteração no apetite e hábitos alimentares - A depressão pode causar mudanças no apetite, levando algumas pessoas a comerem mais e buscarem alimentos com alto teor calórico como uma forma de auto conforto. Ansiedade também pode aumentar o consumo de alimentos como uma tentativa de aliviar sentimentos de estresse ou nervosismo.

Pela redução da energia e motivação - Tanto a depressão quanto a ansiedade podem diminuir os níveis de energia e a motivação para se engajar em atividades físicas. Isso pode resultar em um estilo de vida mais sedentário.

Pelo impacto nos hormônios e metabolismo - Os transtornos psicológicos podem afetar o equilíbrio hormonal, o que pode influenciar o metabolismo e o apetite. Por exemplo, o estresse crônico pode levar a um aumento na produção de cortisol, um hormônio que pode aumentar o apetite e o acúmulo de gordura abdominal.

Pelo efeito dos medicamentos - Alguns medicamentos antidepressivos podem ter efeitos colaterais que incluem aumento do apetite e ganho de peso.

É importante notar que a orientação especializada voltada aos cuidados com o corpo e a atividade física regular, especialmente a aeróbica, são formas eficientes de combater a depressão e a ansiedade, além de melhorar a autoestima e o humor, contribuindo para a saúde mental. A orientação correta para um plano de ação voltado ao bem-estar e a qualidade de vida é uma parte valiosa do tratamento para esses transtornos.

A obesidade e a saúde mental

A obesidade pode afetar a saúde mental, tornando o tratamento ainda mais difícil. Isso porque o ganho de peso gera, muitas vezes, o sentimento de culpa que é intensificado pelo julgamento social. Assim, a pessoa pensa que não se cuidou o suficiente, desmotivando-se a buscar soluções.

Dificuldades afetivas podem alterar o comportamento alimentar, levando a pessoa a comer além do necessário e até compulsivamente.

Na luta contra essa situação, o indivíduo precisa ser forte e corajoso para mudar a sua percepção sobre si e investir numa postura positiva, capaz de mudar a situação através de uma mudança real.

A partir disso, comece a respeitar a si mesmo, evitando ceder às condutas inadequadas e investindo em sua auto valorização.

Nesse momento, você vai precisar da ajuda de alguns profissionais que irão agilizar o processo e transformá-lo em algo mais leve pra você.

O ponto de partida

Comece a sua nova jornada com o apoio e orientação dos profissionais que estão dispostos a ajudar você a alcançar e a superar os seus objetivos:

Fisioterapeuta Dermatofuncional: orientação comportamental e tratamentos estéticos que irão acelerar o metabolismo e potencializar a redução da gordura;

Nutricionista: dieta orientada para o controle calórico e falta de vitaminas/minerais no organismo;

Personal Training: atividades direcionadas, fundamentais à perda de peso e redução do excesso de gordura; e

Psicólogo: pra te auxiliar no controle dos impulsos, sintomas depressivos, ansiedade e outros do gênero.

A caminhada começa por você! Dê logo o primeiro passo!!!


Agende a sua avaliação e saiba mais sobre os protocolos personalizados de tratamentos para a redução de dores musculares localizadas.

- - - - - - - - - -

Dra. Juliana Rech

Fisioterapeuta com formação Dermatofuncional - CREFITO 5/46886-F

Agendamento e informações pelo canal de atendimento no WhatsApp:

Entre em contato
Retornar ao site